O território tem muitas preciosidades como é o caso da trilha da Pedra Branca em garopaba de onde se pode registrar momentos incríveis como este!
Praia do Rosa, um das bais mais lindas do mundo com suas magníficas hospedagens pé na área.
A incrível pesca colaborativa onde o homem e o boto saem ganhando, na biologia esse fenomeno é chamado de protocooperação ou mutualismo.
Esse é um dos resquicio dos trabalhos manuais dos povos pré-colombianos que faz parte da oficina lítica encontrada na Praia do Porto Novo,
Mesmo sem sair de sua hospedagem no litoral, turistas podem curtir as principais belezas da Serra Catarinense como é o caso da Serra do Rio do Rastro!
Temporada de Ecoturismo
Depois de um verão agitado por conta das paradisíacas praias que proporcionam um ambiente perfeito para os amantes de sol e praia, vem a tranquilidade que atrai ecoturistas do mundo inteiro para o lindo e preservado litoral sul catarinense. Esse pedacinho do paraíso oferece aos amantes de natureza e cultura local, muitas oportunidades de terem uma imersão nas belezas naturais e nos modos de vida locais com várias opções de hospedagens e gastronômicas.
Se destaca neste território três destinos: Garopaba, uma cidade bem estruturada para receber os turistas e ideal para famílias que buscam as comodidades de uma cidade estruturada com opções de lojas, boas pousadas e restaurantes. A renomada Praia do Rosa, considerada uma das 30 baías mais lindas do mundo que atrai turistas vindos dos 4 cantos do globo para desfrutar do astral hippie-chiques proporcionado por esse vilarejo com excelentes hospedagens e uma gastronomia internacional. A região conta ainda com a pequena vila de pescadores da Barra de Ibiraquera com seu rio a beira mar, que além de uma local de incrível tranquilidade fora da alta temporada, também conta com boas pousadas e bons restaurantes de culinária típica local.
A partir destes destinos, é possível ter diferentes experiências, seja em trilhas com paisagens únicas dos lindos costões litorâneos, em tours de observação da vida silvestre local tanto marinha como terrestre, ou realizar passeios que fazem os turistas conhecerem a rica história e cultura local que mantém vivo costumes e tradições. Essa diversidade de oportunidades distribuída em uma extensão de 50 km de costa, torna o litoral sul catarinense um dos melhores destinos de ecoturismo do sul do Brasil.
Entre as trilhas se destaca a diversidade de níveis, com trilhas super tranquilas de 2 à 3 horas em terreno com poucas subidas e descidas, até a possibilidade de subir morros tomados pela mata atlântica para ver de cima a beleza do recorte litorâneo, ou ainda, travessia por mais de 20 praias em 3 dias de caminhadas. Existem ao menos 10 opções de trilhas que dão oportunidade para que todos os amantes da natureza tenham experiências prazerosas e com cenários de tirar o fôlego.
Na observação da silvestre, o grande destaque é a Baleia Franca, essas queridonas invadem o território entre os meses de julho a outubro para darem à luz a seus gigantes filhotes. Porém outra incrível observação é dos botos pescadores, que fazem uma pesca colaborativa com pescadores locais, isso mesmo, colaborativa, eles trazem o peixe até os pescadores para que os pescadores consigam pescar e ajudem eles, os botos, a pescarem também. Porém nem só de cetáceos viverá o ecoturista neste preservado recanto, dentro do mar ou perto dele ainda é possível encontrar tartarugas, aves migratórias, leões e lobos marinhos, pinguins entre outros. Já nas matas dos costões o destaque fica por conta das aves, entre elas Gavião Tesoura, Aracuã, Gralha Azul, Tucanos, mais com sorte ainda poderá ver outros animais, como os gatos do mato, o mão pelada, o graxaim além de uma infinidade de insetos, répteis e anfíbios.
Para os amantes da cultura e história dos locais onde visitam, o destino tem um leque de opções, entre eles destaque para o centro histórico de Laguna, com mais 500 edificações tombadas como patrimônio histórico nacional, carrega ainda a história da revolução farroupilha e é terra da heroína de dois mundos, Anita Garibaldi. Um pouco mais ao sul, é possível visitar o Farol de Santa Marta, com sua vila que trás uma lembrança dos coloridos vilarejos do mediterrâneo em um local pitoresco e afastado. Em todo o território é possível entre os meses de maio a julho, observar a pesca artesanal da tainha, realizada com canoas talhadas em um único tronco de árvore, a famosa canoa de um pau só, remada de forma manual e que faz cercos capazes de capturar milhares de peixes.
O território tem ainda, oficinas líticas que podem ter até 7.000 anos feitas pelos povos pré colombianos, museu que destaca a época da caça das baleias que ocorreu no território até 1973, engenhos artesanais de farinhas em plena produção entre os meses de abril até junho, alambiques de cachaça igualmente artesanais produzindo nos meses mais quentes, fábricas de chocolates e muitas outras obras primas feitas por habilidosas mãos de verdadeiros mestres do saber.
É nesta imensidão de o que fazer e o que conhecer, que vem tornando o litoral sul catarinense o mais novo queridinho do sul, pois mesmo estando hospedado ali, em um dia é possível conhecer as principais belezas da serra catarinense ou ainda sair para voar de balão beirando cânions magníficos das encostas da Serra Geral. Para saber como você pode aproveitar ao máximo este paraíso, contate ao Ao Sul Natural, ela fará um pacote especial para você curtir de forma personalizada as melhores opções para que você e sua família saiam deste magnífico paraíso realizados!